Técnicas de Estudo

O ato de estudar nos faz adquirir conhecimento sobre algo, sendo o uso da inteligência para compreender alguma coisa sobre a qual nada se sabe ou se quer saber mais. Porém sabemos que este processo em algumas situações podem ser exaustivo e nada produtivo, deixando o estudante desmotivado. A seguir veremos uma lista e conceitos de algumas técnicas que podem deixar seu estudo mais prático e proveitoso:

  • Resumo ou Fichamento;
  • Mapa Mental;
  • Autoexplicação;
  • Técnica Pomodoro;
  • Estudo Intercalado;
  • Teste Prático;
  • Interrogação Elaborativa;
  • Prática Distribuída.

rESUMO OU FICHAMENTO

O resumo é uma técnica muito utilizada e popular nos dias de hoje, o uso das redes sociais popularizou essa técnica com o investimento na estética, os deixando mais coloridos e estilazados, com letras elaboradas e desenhos belos. Mas o propósito principal do resumo e sintetizar o conteúdo estudado, concentrando as informações principais a partir do entendimento do estudante. O fichamento se assemelha ao resumo, sendo um registro feito em fichas. Nele se resume as ideias principais de um texto, muito útil como metodologia de para organizar apresentações.

Mapa Mental

O Mapa Mental é uma forma objetiva e simples de registrar informações. Essa técnica, que é uma espécie de diagrama,  atuando no raciocínio, o mapa mental também ajuda no processo de memorização em longo prazo. Isso acontece a partir do momento da estruturação do mapa, elementos como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, fazem com que o cérebro raciocine e grave os dados com mais facilidade.

Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Podem ser elaborados por meio de canetas coloridas sobre folhas de papel ou um programa de computador dedicado. Pode ser aplicado a qualquer tarefa, atividade, profissional, ou lazer, de modo individual ou em grupo para planejar qualquer tipo de evento. Trata-se de um método para planejamento e registro gráfico cada vez mais usado em todas as áreas de conhecimento humano.

AUTOexplicação

Essa é mais uma técnica de estudo com grande eficiência para absorção da matéria estudada. A partir deste método, o aluno deve estudar o conteúdo e, simultaneamente, tentar explicá-lo, com suas próprias palavras, para si próprio. Essa prática ajudará na memorização do conteúdo.

Conforme o aluno avançar nos estudos, ele deve procurar explicar aquilo que está sendo visto para tentar sanar eventuais dúvidas que surjam no decorrer do seu aprendizado, além de aprimorar o desenvolvimento do seu próprio raciocínio lógico.

TÉcnica pomodoro

A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções , mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

O método Pomodoro é simples e dura duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos.

Estudo intercalado

A técnica de estudo do “estudo intercalado” consiste, basicamente, na elaboração de um ciclo de estudos, de modo que o aluno estude determinadas matérias de forma distribuída em cada dia. Alguns também chamam essa técnica de estudo de “metas diárias” ou “rotação de matérias“. Podem ser assuntos, disciplinas, matérias, tarefas, exercícios, etc. Mas é certo que os assuntos tem que se relacionar de alguma forma.

TESTE prático

Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem.   Com base nela, devemos resolver o maior número de questões possíveis. Ideal para quem vai prestar uma prova ou exame. Eles são fundamentais para a verificação do grau de apredizagem do conteúdo estudado e a realização de provas anteriores ajuda a manter a matéria fixa em nossa mente.

INTERROGAÇãO ELABORATIVA

A técnica de interrogação elaborativa consiste em criar perguntas e explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros. Note que esse tipo de estudo requer um esforço maior do cérebro, pois concentra-se em compreender as causas de determinado fato, investigando suas origens.

prÁtica distribuída

A prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só , deve evitar estudar a mesma matéria por um tempo muito longo. Em geral, não recomendavél que esse período ultrapasse 2 horas. A prática distribuída também deixa clara a importância das revisões. Se você vê um determinado conteúdo várias vezes ao longo do tempo, há uma chance grande de que ele seja armazenado em sua memória de longo prazo.

Para encerrar, é impotante lembrar que apesar de se identificar mais com uma técnica em relação as outras, a utilização em harmonia de todas pode alavancar ainda mais seu desempenho, tornando o caminho para seu objetivo cada vez mais próximo.

“As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces” – Aristóteles

2 comentários em “Técnicas de Estudo

Deixe um comentário